1º ENCONTRO DAS ANITAS

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil.

Por CANTINHO DA TRADIÇÃO 24/08/2021 - 15:10 hs
1º ENCONTRO DAS ANITAS
DIVULGAÇÃO

. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

 

O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha - a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

 

Para garantir o merecido reconhecimento à memória da "Heroína de Dois Mundos", como era conhecida, o Decreto nº 55.756, de 09 de fevereiro de 2021, instituiu, no Estado, o Ano de Anita, dedicado às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.

 

Mas o intuito dessa coluna é também divulgar o 1º ENCONTRO DAS ANITAS, que será realizado no Balneário Gaivota neste final de semana (28 e 29 de agosto de 2021).

 

Evento este, que além de retratar toda a vida de Anita Garibaldi, mostrara também a força e a garra das mulheres.

 

Todas palestras e apresentações individuais ou em grupo serão apresentadas por nossas ANAS, MARIAS E ANITAS, que todos os dias lutam para ajudar no sustento de suas famílias e muitas vezes as sustentam sozinhas.

 

Nossa querida TORRES terá algumas representantes nesse evento, com palestras, apresentações individuais (Declamação Canção) além de apresentações de Grupos de Danças.

 

Torres será representada pelo CTG PORTEIRA GAÚCHA, que irá levar 35 participantes (Palestra Sobre as Cartas de Anita, Declamações, Canção, Coreografia Mulheres Guerreiras e 02 Grupos de Danças), e mais 70 convidados confirmados.

 

Devido a PANDEMIA o número de pessoas é limitado sujeito a convites e confirmações.

 

Agradecemos o Prefeito do Balneário Gaivota EVERALDO DOS SANTOS, e do Secretário de Cultura JOÃO JACQUES, pelo convite.