Seja bem vindo
Torres,19/07/2024

  • A +
  • A -

Um milagre ateu

Convido a refletir: você já parou para pensar que mesmo que Deus não exista, a existência do nosso universo é um milagre?

 Qualquer pessoa que passou pelo segundo grau já viu e conheceu asequações físicas e químicas. Observe que essas leis da Física e as leis daQuímica existem e estão ajustadas finamente para que matéria e energia existam.E observe ainda a matéria, quantas partículas atômicas e subatômicas já sedetectaram, tudo para que nosso mundo exista.

 Comece com o primeiroconceito, o tempo, o que é o tempo, uma dimensão? Embora não entendamosclaramente, todos têm a experiência da fluidez do tempo. Observe a gravitaçãodo Newton e a Constante Gravitacional que está no ponto certo para que asestrelas sejam formadas e durem por muito tempo, suficiente para que criemelementos a partir do hidrogênio, o mais simples elemento. Se essa constantefosse maior, as estrelas durariam pouco, morreriam logo, e se fosse menor, nemnasceriam. E o que vemos é um universo repleto de estrelas, planetas egaláxias.

 Outra constante importante éa Velocidade da Luz no Vácuo, para a teoria da relatividade e para aconsistência das leis físicas, pois afeta a conversão de massa em energia e ocomportamento da radiação.

 Já a Constante de Planckdetermina a quantização da energia, implicando na estrutura atômica e nasreações químicas essenciais para a vida. E a Constante de Estrutura Fina queestá relacionada à força eletromagnética que une os elétrons aos núcleosatômicos. Variações no seu valor poderiam impedir a formação de átomosestáveis.

 A Massa do Próton e doNêutron e a diferença precisa entre essas massas é fundamental para aestabilidade dos núcleos atômicos e para as reações nucleares nas estrelas. Aprópria Carga Elementar do elétron afeta a força eletromagnética e édeterminante para a formação de átomos e moléculas.

 Assim também é a Constantede Boltzmann, que relaciona temperatura e energia, algo importante para aspropriedades termodinâmicas dos sistemas físicos.

 A relação entre as ForçasFundamentais, a força nuclear forte e a força nuclear fraca, precisa estarequilibrada de forma precisa para a formação dos núcleos atômicos e para osprocessos de fusão estelar. Pequenas variações podem resultar em um universosem elementos pesados necessários para a vida.

 E algo difícil de explicar,o Número de Dimensões Espaciais. Nosso universo possui três dimensões espaciaise uma temporal, ao menos, as que fomos capazes de detectar. Mudanças no númerode dimensões espaciais afetariam drasticamente as leis físicas e apossibilidade de vida como conhecemos.

 Cientistas como Hawkingsacreditavam que vivemos em um universo, mas a realidade continha umainfinidade, o multiverso. Cada um teria suas leis e constantes próprias, obviamentenão tendo vida como temos no nosso.

 Depois de tantas constantesuniversais finamente ajustadas para que a vida exista, que a evolução aconteçae termine em uma espécie inteligente e que pesquise e conheça tudo, exceto oantes da criação (do famoso Big Bang), continuaremos nesse mistério que é omilagre de nossa existência.

 Mario Eugenio Saturno(fb.com/Mario.Eugenio.Saturno) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional dePesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login