Seja bem vindo
Torres,28/03/2024

  • A +
  • A -

Wallace sobre suspensão de cinco anos: 'Teoricamente acabou para mim'

Fonte: mg.superesportes.com.br
Wallace sobre suspensão de cinco anos: 'Teoricamente acabou para mim'


Wallace de Souza, campeão olímpico em 2016 e ídolo do time de vôlei do Cruzeiro, manifestou-se sobre a suspensão de cinco anos imposta pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (CECOB). O atleta foi penalizado por publicar em seu Instagram uma enquete com incitação à violência contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Inicialmente, Wallace havia pegado 90 dias de gancho. O CECOB, porém, ampliou a sanção e sentenciou o oposto a ficar fora das quadras até 2028. Caso isso seja mantido, o jogador acredita que será um passo rumo ao fim da carreira.

  • “Me surpreendeu bastante. Cinco anos é muita coisa. Assim, hoje tenho 35, vou fazer 36 neste ano. Se realmente se concretizar isso daí, teoricamente acabou para mim, mas espero que isso mude, que isso se reverta de alguma forma. Que seja uma punição razoável”, disse, em entrevista ao Esporte Espetacular, da TV Globo.

Apesar do arrependimento da conduta na rede social, Wallace considera que houve exagero do CECOB. Ele citou como exemplos decisões menos severas no próprio vôlei e por uso de substâncias proibidas.

“Eu tomei 17 jogos. Hoje a punição máxima no vôlei acho que são 12. Agora os caras aumentaram para cinco anos. A punição máxima para doping são dois anos, três, quatro, não sei. Tô tomando mais. É bem desproporcional, por uma postagem de meme”, afirmou.

“Eu me arrependi profundamente de ter feito isso. Se soubesse, obviamente não teria feito, estaria jogando. Cara, eu errei, como qualquer um erra, mas a proporção que se tomou por ser eu, ter de pagar nessa moeda e pronto”, complementou.

Wallace na final da Superliga


Wallace disputou a final da Superliga 2022/2023 beneficiado por uma liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei (STJDV). A medida contou com o aval do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA).

O Cruzeiro venceu o Minas por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/19 e 25/20, e levantou o troféu da Superliga de Vôlei pela oitava vez. Wallace fez parte de seis dessas conquistas, já que defendeu outros clubes: Taubaté, Rio de Janeiro e Spor Toto Spor Kulübü (Turquia).

Cruzeiro viu punição com 'incredulidade'


Em nota divulgada na quarta-feira (3) -- leia a íntegra abaixo --, o Cruzeiro viu com "incredulidade" a suspensão de Wallace. No entendimento do clube, o CECOB passou por cima de uma determinação do STJD do vôlei, que, "segundo o artigo 217 da Constituição Federal, é responsável por julgar as questões da modalidade.

Nota do Cruzeiro sobre o 'caso Wallace'


Perplexidade, incredulidade. Não faltam adjetivos para a decisão do Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil – CECOB, divulgada nessa terça-feira, 02/05, com a suspensão do oposto Wallace para cinco anos. O clube colocou o atleta em quadra, no último domingo, na final da Superliga, amparado por decisões do Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD, e do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CBMA.

Wallace foi ilegalmente suspenso de forma cautelar, há quase três meses, e ficou de fora de 17 partidas oficiais. Depois, pelos meios legítimos, junto ao STJD, e com uma decisão do CBMA, o jogador foi liberado para atuar na sequência da Superliga.

Não bastasse a nova punição totalmente desproporcional e descabida ao atleta, que tanto fez pelo esporte brasileiro, o Conselho de Ética ainda suspendeu por seis meses a filiação da CBV ao Comitê Olímpico do Brasil – COB, determinando a suspensão do repasse de recursos à entidade.

Sob a constituição brasileira, a justiça desportiva é um órgão independente e suas decisões devem ser cumpridas. Ao ignorar a decisão do STJD do vôlei, órgão que, segundo o artigo 217 da Constituição Federal, é responsável por julgar as questões envolvendo disciplina e competição, o Conselho de Ética do COB se confere uma competência que não possui.

Não estamos em uma terra sem lei, em que se pode passar por cima de tudo e de todos. Que prevaleça o bom senso. A briga política entre instituições e de egos não pode prejudicar o esporte e todo o sistema do voleibol.

O Sada Cruzeiro, como clube formador e que há quase 17 anos vem trabalhando pelo desenvolvimento do vôlei brasileiro, se posiciona de forma contundente contra a decisão do CECOB.

E acredita que todos devem questionar essa decisão descabida, que extrapola as normas e competências previstas na lei. A sociedade precisa compreender o que está se passando, que é uma clara intervenção pública e política no esporte brasileiro.

Wallace cometeu um grande erro. Se desculpou e foi punido. Ele e toda a sua família sofreram pelo ato infeliz. E por causa de seu ato ele será perseguido eternamente?

O Sada Cruzeiro informa que tomará todas as medidas jurídicas cabíveis para proteção dos direitos do atleta.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login