Seja bem vindo
Torres,25/04/2024

  • A +
  • A -

Canedo: Copa do Brasil prova por que mata-mata é essencial

Fonte: mg.superesportes.com.br
Canedo: Copa do Brasil prova por que mata-mata é essencial



Se você foi atraído pelo título à espera que eu pedisse a volta do mata-mata no Campeonato Brasileiro, achou errado. Honestamente, eu já passei dessa fase.

E acredito que a maioria também. Após oito rodadas, o Brasileirão apresenta a sua maior média de público da história (26.271 pagantes). O torcedor já entendeu o que significa o torneio - e sabe que os jogos de maio valem o mesmo que os de novembro. Tá tudo indo, e talvez até melhore com a liga-que-algum-dia-vai-sair.
 

Mas eu estou aqui hoje para falar da nossa relação com o mata-mata. Especialmente depois de uma quarta-feira absolutamente maravilhosa, que começou com disputa de pênaltis na decisão da Liga Europa entre Roma e Sevilla. Apenas um esquenta para o que viria mais tarde.

Foram quatro eliminatórias da Copa do Brasil decididas na cal. O Bahia passou pelo Santos, o Athletico Paranaense pelo Botafogo, o Corinthians pelo Atlético-MG, e o América-MG pelo Internacional. Tudo isso nas oitavas de final. E hoje ainda teremos São Paulo x Sport e um Fla-Flu daqueles. Vai que...
 

Sou apaixonado pelo formato, pelas possibilidades de reviravoltas de um jogo pro outro ou até mesmo dentro dos 90 minutos derradeiros. Além de as chances de uma zebra naturalmente aumentarem. E convenhamos: nós amamos zebras.
 

Transformação da Copa do Brasil foi um acerto

É importante dizer que eu sou de 1988. Moldei o meu caráter futebolístico vendo o São Caetano eliminar o meu Fluminense, Palmeiras e Grêmio numa Copa João Havelange. Vi o Atlético-PR (era assim que se escrevia) ser campeão brasileiro. Vi ainda o Santos, oitavo colocado, surpreender a todos e terminar com a taça sobre o Corinthians.

Citei exemplos do Brasileirão porque, mais ou menos naquela época, a Copa do Brasil não recebia o devido valor. Era uma competição com 64 clubes, sem os participantes da Libertadores, e que não passava do meio do ano.

Pelo bem do nosso calendário, alguém teve a ideia de transformá-la em 2013. A própria Libertadores e Sul-Americana também logo foram esticadas e, assim, podemos terminar a temporada com os mata-matas abastecendo nossos corações. Isso faz uma enorme diferença.

Pode melhorar? Claro. A Copa da Inglaterra tem 732 participantes. Esta não tão nova versão da Copa do Brasil tem apenas 92. Poderíamos ter fases iniciais regionalizadas com a presença de quem participa dos estaduais, mais jogos únicos e com os clubes das Séries A e B entrando no decorrer da competição.

Apenas sugestões. Não serei eu a colocar defeito, especialmente depois de uma quarta-feira dessas. O controle remoto trabalhou, viu? E só de pensar que vêm mais três fases por aí já abro automaticamente aquele largo sorriso...

Nossa senhora, como eu amo um mata-mata!




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login