Geoparque celebra parceria com a Uergs

Desde a última terça-feira, 18 de janeiro, o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul conta oficialmente com a parceria de mais uma importante instituição de ensino.

Por F.LUCE 21/01/2022 - 21:54 hs
Foto: Canionsdosul.org
Geoparque celebra parceria com a Uergs
DIVULGAÇÃO

 Na Prefeitura de Torres, foi assinado o Termo de Cooperação entre o Consórcio Caminhos dos Cânions do Sul e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) com o objetivo de promover atividades ensino, pesquisa e extensão, envolvendo a conservação da natureza, o ambiente e os princípios do desenvolvimento sustentável nos municípios que compõem o Consórcio.

A assinatura ocorreu no Gabinete do Prefeito, após o Chefe de Gabinete , Douglas Martins Rocha, ter recepcionado todos os participantes do ato. O prefeito Carlos Souza não pôde estar presente. Antes, foi realizada uma reunião, com a presença do reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, de integrantes do Geoparque e de secretários municipais. O diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano, participou do ato de assinatura, representando o prefeito Carlos, presidente do Consórcio. 


Durante a reunião, o reitor destacou que é muito positivo ver os Cânions do Sul avançando como um Geoparque Mundial da UNESCO. “Esta proposta muda o paradigma de conservação, mostrando que não é preciso afastar as pessoas dos lugares para garantir a preservação. As comunidades passam a sentir parte do ambiente e responsáveis por cuidar de cada local. Com isso, toda a economia acaba se desenvolvendo a partir do geoturismo, o que é muito bom para a região”, destaca Leonardo Beroldt.

A equipe do Geoparque agradeceu à parceria da Uergs que, mesmo antes do acordo de cooperação, já desenvolveu diversas ações em prol do território, principalmente com foco na educação. O reitor sinalizou que novos projetos estão sendo elaborados para contribuir ainda mais e que os assuntos relacionados ao Geoparque e desenvolvimento sustentável serão estimulados como temas de pesquisa dos alunos.

A Uergs está presente em 24 municípios gaúchos, ministrando cursos de graduação e pós-graduação nas três áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências da Vida e Meio Ambiente.