Seja bem vindo
Torres,08/05/2024

  • A +
  • A -

O não ser como exemplo de vida

Quando jovem, vi uma entrevista do Carl Sagan em que ele dizia ser muito importante divulgar Ciência e Tecnologia em um mundo carente, dominado pelas trevas da ignorância e do fanatismo.

Aos20 anos, ateu, li o Novo Testamento. A história e os escritos de Paulo eramfascinantes, abriu-se uma nova porta, com uma luz intensa. Como eu não percebique os grandes cientistas eram católicos, como Copérnico, Lemaitre, Mendel eSpalanzani? Paulo tornou-se outro exemplo.

Li ARepública, de Platão, fascinado, entrei na Biblioteca da UFSCar (UniversidadeFederal de São Carlos) e vi toda a obra de Platão em quinze volumes, li todos.Entendia finalmente, o Bem, o Bom e o Certo.

Tivemuitos exemplos como meus professores que com suas sábias palavras direcionaramminha vida para valores como humanidade, pátria, sabedoria etc. Mas também tivemuitos maus exemplos que me mostraram o que eu jamais deveria ser, ou "nãoser".

Acomeçar de muitos professores mais jovens que acham que sua missão é ensinar,veem a Educação como passar conhecimento e não necessariamente valores. Esseseu desprezo. Outros tipos ruins de professores são os que ignoram Ciência epreferem o horóscopo, o esoterismo, ou fanatismo religioso, creem que a Terratenha 6 mil anos, etc.

Semdúvida, os pastores da teologia da prosperidade são os piores exemplos. Elesconfundem a religião com ficar rico, muitos ficam bilionários à custa dapobreza de seus seguidores. Outros passam a ter uma vida de luxo, destoando deseus fiéis. Servem ao dinheiro, mas jamais a Deus. Como vemos em Timóteo(6,1-10): são obcecados pelo orgulho, ignorantes, doentios por questõesociosas; só veem na piedade uma fonte de lucro, caem nas armadilhas do demônio,porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro.

Muitosoutros pastores não enriquecem, mas são maus porque têm uma deficiênciagritante em Português e pregam o que não entendem, ensinando errado. Outrosmaus pastores não estudaram Teologia, Liturgia, Hebraico (língua do AntigoTestamento), Grego (língua do AT versão Septuaginta, Novo Testamento eprimeiros documentos), Latim (documentos dos primeiros cristãos), História(para entender o contexto) e Geografia.

E osmaus exemplos continuam, cito os governantes e políticos que esquecem que forameleitos para representar e executar ações e desejos dos seus eleitores, do seupaís e comunidade, não os próprios. E os políticos não são eleitos paraconspirar contra a Democracia e os órgãos do Estado. Esses são a saúva do país,destroem pelos interesses mesquinhos.

TrofimLysenko foi o mau cientista que comandava a Ciência Agrícola na UniãoSoviética, amigo de Stalin, e que considerava a Genética de Mendel ideologia depadre católico e a Evolução de Darwin como ideologia capitalista. Essa visãotorta levou a agricultura dos soviéticos ao desastre e dependência do trigonorte-americano. Hoje, temos os maus que dizem não haver mudança climáticaantropogênica.

Evocê, quem são seus modelos de virtude, conhecimento, sabedoria, religião epolítica? Escolheu bem? É o seu futuro que está em jogo.

MarioEugenio Saturno (fb.com/Mario.Eugenio.Saturno) é Tecnologista Sênior doInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

 





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login